DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLECULAR DE UM GÁS E EFEITO DA PRESSÃO NO PONTO DE EBULIÇÃO
1-OBJETIVO
O procedente relatório tem com objetivo efetuar estudos experimentalmente sobre conceitos de gás dentro do que é descrito na teoria. Também se tem como objetivo analisar quantitativamente e qualitativamente os efeitos que se tem às diversas propriedades dos gases quando se é exercido uma pressão sobre os mesmos, e a determinação através das praticas experimentais da massa molecular de um gás. Contudo esperam-se resultados próximos aos conhecidos com padrões.
2- FENÔMENO
1º Procedimento
Repetindo o processo de preenchimento da bacia com água como no procedimento 2.1 sendo agora o gás vindo duma reação de carbonato de cálcio com acido clorídrico. Uma das pontas de uma conexão foi introduzida dentro da proveta à outra ponta foi utilizada para vedar e transportar o gás obtido através da reação mencionada. Dentro do Kitassato foi introduzido cerca de 20 ml de acido clorídrico, em seguida 0,30 g de carbonato de cálcio, feito isso o Kitassato foi vedado com a conexão. Este procedimento também foi executado em por 2 vezes.
3- OBSERVAÇÃO
Ressalta-se que o processo de vedação do Kitassato foi executado com muita agilidade, pois a reação é extremamente espontânea liberando o gás imediatamente. Verificasse o volume de gás obtido.
PV= nRT
Onde: P = Pressão (atm)
V = Volume (L)
R =Constante dos gases
Com essa formula também pode-se achar a massa molecular de uma gás veja,Sabe-se que : n= PV = .
A massa molar () de um elemento é a massa por mol de seus átomos, através da mesma é possível obter um fator estequiométrico entre compostos de uma reação, que determinará a proporcionabilidade de algumas propriedades.
4- EXPLICAÇÃO
Procedimento 2.1;
Procedimento 2.2;
Volume de gás obtido
Temperatura da água
Etapa 1 62 ml
27°C
Etapa 2 61 ml
26°C
Média 61,5 ml
26,°C
Tem-se que:
PCO2 = Patm – PV’água PCO2= 760 – 61,5