Economia Política - Introdução a Economia
1°) A ciência econômica analisa os problemas econômicos e formula soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida. A economia é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-los entre várias pessoas e grupos da sociedade a fim de satisfazer as necessidades humanas.
2°) A economia de mercado é regida pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Na economia planificada as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento predominando a propriedade pública dos fatores de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias primas.
3°) Custo de oportunidade é a transferência dos fatores de produção de um bem X para um bem Y, que é igual o sacrifício de se deixar de produzir parte do bem X para produzir mais do bem Y. A curva (ou fronteira) de possibilidades de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em um dado momento do tempo.
4°) Os argumentos positivos não envolvem juízo de valor e referem-se a preposições objetivas. Os argumentos normativos são relativos a uma análise que contém explicita ou implicitamente um juízo de valor sobre alguma medida econômica.
5°) Os bens substitutos são aqueles que podem ser consumidos em substituição a outro. Bens complementares são os que devem ser combinados para satisfazer uma necessidade.
6°) Numa economia de mercado as famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem as unidades de produção (empresas) no mercado de fatores de produção. As empresas combinam fatores de produção, produzem bens e serviços e fornecem às famílias no mercado de bens e serviços. Esse fluxo de fatores de produção, bens e serviços é denominado fluxo real. O fluxo monetário se constitui