Economia Politica
Para acessar
Economia Política – Aulas e Bibliografia:
http://zip.net/bwpm73
2
3
4
5
UNIDADE 1
Conteúdo:
1.1- A Economia Política Clássica.
1.2- A crítica da Economia Política. A
Economia Política Marxista. Trabalho, sociedade e valor.
1.3- A comunidade primitiva e o excedente econômico. 6
7
1. Como surgiu o Estado? Isto é, como os homens passaram da submissão ao poder pessoal visível de um senhor à obediência ao poder impessoal invisível de um Estado?
2. Por que o vínculo entre o poder econômico e o poder político não é percebido pela sociedade e, sobretudo, por que não é percebido pelos que não têm poder econômico nem político?
8
John Locke
Thomas Hobbes
Jean-Jacques Rousseau
9
1. a concepção de Hobbes (no século XVII) sobre o estado de natureza - A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.
10
2. a concepção de Rousseau (no século XVIII), segundo a qual, em
Estado de Natureza, os humanos existem sob a forma do bom selvagem inocente, termina quando alguém cerca um terreno e diz: “É meu”. A divisão entre o meu e o teu, isto é, a propriedade privada, dá origem ao Estado de Sociedade.
11
O Estado de Natureza de Hobbes e o Estado de Sociedade de Rousseau evidenciam uma percepção do social como luta entre fracos e fortes, vigorando a lei da selva ou o poder da força. Para cessar esse estado de vida ameaçador e ameaçado, os humanos decidem passar à sociedade civil, isto é, ao Estado Civil, criando o poder político e as leis.
12
A passagem do Estado de Natureza à sociedade civil se dá por meio de um contrato social , pelo qual os indivíduos renunciam à liberdade natural e à posse natural de bens, riquezas e armas e concordam em transferir a um terceiro – o soberano – o poder para criar e aplicar as leis,
tornando-se