ECONOMIA POLITICA
Uma vez que a macroeconomia estuda o sistema econômico como um todo, visando conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou conjunto de países, tem na política macroeconômica uma integração do conjunto de medidas governamentais destinadas a influir sobre a marcha da economia no seu conjunto. Tendo como objetivos: inflação, desemprego, crescimento, além do orçamento publico, contas com mercado externo, Déficit Público e Saldo da Balança Comercial.
02. O que significa PIB? Qual a sua função?
É o somatório de todas as mercadorias e serviços finais, produzidos em território nacional num dado período de tempo, valorizados a preço de mercado, cuja função é revelar o valor de toda a riqueza que os diversos setores (agropecuária, indústria e serviços), em conjunto, geram durante o ano.
03. Defina o Crescimento Econômico e de que forma o PIB e a renda per capita influenciam como indicadores desse crescimento?
É o crescimento de forma continuada, ao longo do tempo, da renda per capita, que é um indicador do desenvolvimento de um país por ser o resultado da divisão da produção total e real de um país pela sua população, e o PIB por revelar o valor de toda a riqueza gerada durante o ano.
04. Quais os fatores condicionantes básicos para o crescimento econômico?
Disponibilidade dos recursos produtivos; Produtividade; Atitude da sociedade em relação à poupança
05. Cite as razões pelas quais as autoridades estão sempre em busca de altas taxas de crescimento econômico. Elevar o nível de vida, maior obtenção de receitas através de impostos sem aumento da alíquota, melhor distribuição de renda e aumento de empregos.
06. Qual a diferença entre Crescimento e Desenvolvimento Econômico?
Crescimento Econômico é o crescimento da renda per capita ao longo do tempo. Já o Desenvolvimento
Econômico é um conceito mais qualitativo, que inclui