Economia internacional
1 INTRODUÇÃO
Este respectivo trabalho tem como objetivo apresentar a economia internacional, verificar a posição brasileira no contexto internacional, conhecer um pouco da história e o desenvolvimento brasileiro no respectivo mercado. Apresentar a importância das relações internacionais identificar o que significa NAFTA, identificar quais paises o compõe avaliar as relações entre o Brasil e o NAFTA, mostrando os principais produtos comercializados entre nós.
2 CONCEITO
Como ciência social, a economia focaliza um aspecto importante das atividades humanas: as relacionadas com a manutenção da vida e melhoria de suas condições. Estas atividades compreendem tanto o consumo, cujo tipo e composição determinam o padrão de vida individual e grupal, como a produção cuja finalidade principal é promover o consumo.
Na análise dessas atividades, a economia se ocupa de três áreas principais: a alocação de recursos produtivos aos vários ramos de produção, o grau de utilização (total ou parcial) desses recursos e as forças subjacentes ao seu crescimento, ao longo do tempo. Numa economia de livre empresa, os recursos são alocados basicamente através dos movimentos do sistema de preço. A tarefa de estudar este sistema complexo cabe à teoria do preço ou micro-economia. A macro-economia compreende a análise das forças que determinam o nível em que os recursos são utilizados, enquanto a teoria do crescimento, como sua denominação indica, se relaciona com os problemas de crescimento e de desenvolvimento.
A economia internacional se ocupa destes mesmos problemas, tratados a nível internacional: estudando as transações econômicas entre as nações. Estas transações compreendem, além de importação e exportação de mercadorias, as prestações de serviço de toda espécie, os movimentos de capitais, de ouro e de moeda corrente. A expressão "entre nações" não significa que as transações sejam realizadas exclusivamente entre governo e sim entre