Economia internacional - ipec
Cooperação econômica da Ásia e do pacifico
APEC
É um bloco que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania. Foi criado em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). É um bloco econômico de extrema importância no cenário econômico mundial.
Cooperação Ásia-Pacífico
A Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), composta por 21 membros (países) usada para consulta econômica entre os países da região, promovendo a liberação do comércio e do investimento, intensificando o crescimento e desenvolvimento regional sustentáveis. A partir de 2001 a RAEM entrou convidada para participar de algumas reuniões mas sem poder de decisão.
Grupos de discursão
Grupo de Trabalho de Tecnologia Industrial Grupo de Trabalho de Pequenas e Médias Empresas Grupo de Trabalho de Turismo Grupo de Trabalho dos Transportes
Os 21 membros da APEC são:
Austrália; Brunei; Canadá; Chile; China; Indonésia; Japão; Coréia do Sul; Malásia; México; Nova Zelândia; Papua - Nova Guiné; Peru; Filipinas; Rússia; Singapura; Taiwan; Tailândia; Estados Unidos da América; Vietnam; Hong Kong.
Importância do bloco econômico
Este bloco econômico é muito importante para a economia mundial, pois somando todas as produções industriais deles, chega próximo a metade de toda produção mundial.
Objetivos da APEC
Estimular o comércio de produtos e serviços e reduzir as tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros.
Comitês da APEC
A APEC é divida em quatro grupos, são eles: BMC; CTI; EC; ESC; Cada um responsável por determinada seção.
Resultados da APEC
A criação da APEC muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da região pacíficoasiática. Foram criados empregos. O PIB da região triplicou. Investimentos internacionais aumentaram e as exportações cresceram.
ECONOMIA INTERNACIONAL
Aline