Branch point
Introdução 1 1. Novos Cenários 3 1.1. Eco – Comunalismo 3 1.2. Novo Paradigma de Sustentabilidade 5 2. Estudos de Caso 7 2.1. Estudo de Caso 1 7 2.2. Estudo de Caso 2 7 3. Conclusão 7 4. Análise Crítica 8 5. Referências Bibliográficas 9
Introdução
Um dos maiores desafios atuais da humanidade é criar uma civilização global sustentável, que se caracteriza pela erradicação da pobreza, má nutrição e fome, pelo acesso universal a saúde e a educação e o aumento da qualidade ambiental, pela melhoria da qualidade de vida e diminuição da violência e conflitos armados, pela diminuição de diferenças sociais e o fortalecimento da solidariedade humana e por uma população global estabilizada.
Há progresso tecnológico e econômico suficiente para erradicar a fome e muitas doenças, melhorar as condições de conhecimento, mas a contradição entre o inevitável crescimento econômico e a finitude dos recursos do planeta acabará por se resolver de alguma maneira imprevisível. Essas incertezas sobre as possibilidades futuras de formas sustentáveis de organizações sociais só poderão diminuir com o aperfeiçoamento das metodologias científicas voltadas à montagem de cenários.
A partir da montagem de cenários, que compreendem uma visão do que pode acontecer no futuro e são úteis para que haja uma reflexão sobre valores sociais fundamentais, sobre até onde pretendemos chegar e como chegar, pode-se explicitar alternativas que desafiam as posturas convencionais. Estes cenários ajudam a relembrar problemas muitas vezes esquecidos ou encobertos que são cruciais para o desenvolvimento humano. Sendo assim, o Stockolm Environment Institute junto ao Tellus Institute, atraiu analistas com longa experiência nesse tipo de abordagem para que integrassem o Global Scenario Group.
Para os membros do Global Scenario Group (ou Grupo de Estocolmo), um corpo internacional de cientistas criado para debater questões de sustentabilidade, a humanidade passa por um