economia dos eua
Introdução
Os Estados Unidos da América (United States of America) são uma república federal presidencialista composta por 50 Estados; o país também possui territórios e possessões insulares ultramarinas em diversas regiões do mundo. Localizado na América do Norte, os EUA, como é denominado, faz fronteira com o Canadá ao norte e México ao sul. Os Estados Unidos se tornaram uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer influência em todo o mundo, tanto a nível econômico, como militar, tecnológico e cultural.
História
Diversas tribos nativas americanas viviam na região antes da chegada dos primeiros europeus, ao longo do século XVI. Os EUA nasceram a partir da união das Treze Colônias britânicas na costa do Atlântico no século XVII. Após a Revolução Americana, em 1776, que levou à independência destas províncias, as mesmas adotaram uma constituição política escrita em 1789, assumindo a forma de uma República Federal. Ao longo dos séculos seguintes, entre acordos e disputas militares, os Estados Unidos anexaram um vasto território, se expandindo para toda a região oeste do continente.
Geografia
Os EUA possuem a quarta maior dimensão territorial do mundo. Dessa forma, seus aspectos geográficos variam muito de região para região. O país possui uma vasta floresta temperada na região noroeste, pantanais na Flórida, planícies em sua região central, áreas desérticas em alguns Estados do sul, etc.
Clima
O clima continental, com verões quentes e invernos frios é o predominante na maioria dos Estados americanos, entretanto, a diversidade climática é predominante no país. O Alaska, por exemplo, possui um clima polar, já no Havaí prevalece o clima tropical.
Economia
Os Estados Unidos possuem a maior economia do mundo, totalizando um PIB de US$ 14,20 trilhão. O país exerce um papel fundamental na economia mundial, uma vez que o mesmo é o maior parceiro econômico da maioria dos países, ou seja, é o