a missao
3. Que relação pode ser feita com o modo de produção?
Pela falta de mão-de-obra, os europeus necessitavam dos índios para explorá-los nas plantações de cana- de- açúcar e exploração do pau-brasil, a relação de interesses fica evidente, quando não há mais pretensão de manter a presença dos jesuítas, achando que os mesmos estavam colaborando com as resistências dos índios, aos quais só tinham dois caminhos: reagir à escravização ou aceitá-las.
4. Qual a relação histórica entre Entradas e Bandeiras?
Há uma grande relação, uma vez que as entradas eram expedições organizadas pelo governo de Portugal para explorar os territórios indígenas e as Bandeiras, organizadas pelo Bandeirantes que com recursos próprios buscavam a obtenção de lucros. E no filme é evidenciado quando os jesuitas são ameaçados e convidados a saírem do território, para não serem massacrados por um exército de espanhóis que diante do Tratado de Madri, pretendiam escravizar os índios e o grande interesse dos portugueses em querer expulsar os jesuítas, não foi a preocupação com os índios, mas sim as questões políticas que estavam à tona. Ficando assim, o padre e Mendonza na intenção de decidir entre obedecer e abandonar o território ou ficar e defender os índios.
5. Que ligação pode ser feita com Marquês
1-O que significou para os povos indígenas a chegada do europeu?
Na minha opinião, a chegada dos europeus representou, para os índios, estranhamento bem como o início da tentativa, pelo povo branco, do processo de aculturação dos indios. O filme A MISSÃO é tendencioso e sabemos que não foi tao amigável o encontro dos dois povos tão difentes, como mostrou o enredo.
2-O que o europeu queria dos povos indígenas?
Segundo o filme A MISSÃO, apenas