Fundamentos da Economia EUA
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
INTRODUÇÃO
Os Estados Unidos são a maior potência econômica do planeta, com um forte mercado consumidor internamente e um grande índice de exportação. Sua produção se destaca em produtos industrializados e de tecnologia, e também gêneros agropecuários em grande escala. Possuem uma economia diversificada: mineração, agricultura, indústria, turismo, finanças, tecnologia. A cultura e o estilo de vida dos Estados Unidos têm influência global, sendo o país o terceiro mais visitado por turistas estrangeiros.
O objetivo deste trabalho é traçar o perfil da economia americana em comparação com as demais economias globais, apresentando aspectos históricos, os produtos de exportação e importação dos EUA e informações sobre renda per capita, PIB, moeda e dívida do país.
HISTÓRICO
Há milhares de anos, os povos indígenas vindos provavelmente da Ásia habitavam o território que hoje é os Estados Unidos. Em 1492, século XV, o explorador Cristóvão Colombo, contratado pela coroa espanhola, chegou às ilhas do Caribe, encontrando esses povos e dando origem à colonização. Nos séculos XVI e XVII, o território norte-americano foi colonizado por europeus – espanhóis, franceses, britânicos, suecos e holandeses.
Em 4 de julho de 1776 o congresso aprovou a Declaração de Independência, a qual é comemorada até hoje como o dia da Independência dos Estados Unidos.
Em 1778 foi ratificada a constituição dos Estados Unidos e em 1779 tomaram posse o 1º senado e o primeiro presidente da Nova República, George Washington, herói da guerra.
Em 1914, os Estados Unidos mantiveram-se neutros na 1ª Guerra Mundial. Na 2ª Guerra Mundial, eles começaram a fornecer material para os aliados. Devido o Japão ter atacado a Pearl Harbor, os EUA juntaram-se aos aliados contra as potências do Eixo. Com isso estimulou-se o investimento de capital e capacidade industrial do país, tornando-se este muito rico, enquanto seus aliados empobreceram por