Economia EUA
2015
JÉSSICA PINHEIRO BELLEBONI
ECONOMIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Trabalho apresentado à Disciplina Economia A do Curso de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Avaliação: ________________
PORTO ALEGRE
2015
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 4
1.2 CULTURA E DADOS SOCIAIS 4
1.3 SÚMULA DE DADOS ECONÔMICOS 5
2 HISTÓRIA 6
2.1 CONCEITOS INICIAIS 6
2.2 CARACTERÍSTICAS 6
2.3 DIVISÃO DA ECONOMIA 7
2.3.1 SETOR PRIMÁRIO 7
2.3.2 SETOR SECUNDÁRIO 8
2.3.3 SETOR TERCIÁRIO 9
3 INDICADORES MACROECONOMICOS – MUNDO, ESTADOS UNIDOS E CHINA 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo, com destaque nos diversos setores econômicos. Com um produto interno bruto nominal (PIB) estimado em mais de US$14,7 trilhões em 2010, que é aproximadamente três vezes maior do que a segunda maior economia do mundo, a da China, que é de US$5,8 trilhões (2010). A economia Norte-Americana mantém um alto nível de produção de 46.442 dólares em 2009, em torno da décima posição no mundo.
A economia norte-americana funciona totalmente dentro dos parâmetros capitalistas. O turismo nos Estados Unidos também é de extrema importância para a economia do país. Terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros, os Estados Unidos recebe cerca de 1,5 bilhão de turistas de outros países.
É importante ressaltar também, que os Estados Unidos tem hoje a maior dívida externa pública do mundo.
Os Estados Unidos, tendo uma das economias mais poderosas e influentes do mundo, possuem tratados comerciais com diversos países ao redor do mundo. Os Estados Unidos são um membro do NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), do qual o México e o Canadá fazem parte. Fazem parte da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, um bloco econômico que tem por objetivo transformar a região do Pacífico em uma área de livre comércio e que