Economia de Microempresas
ECONOMIA
2º Semestre - 2014
Michele Rodrigues – RA 8071854825
Nicholas Fernandes Piron – RA 1299101386
Paulo Marco Chao – RA 8056778670
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Economia do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera – Unidade 1 Campinas, sob a orientação da professora Viviane Corrá.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVIDIONADAS
Etapa 1
“As principais questões econômicas abordadas na aula-tema desta etapa no livro-texto, que estão presentes nos três textos indicados, e de que forma essas questões podem afetar o desempenho de, no mínimo, três empresas nas quais os integrantes do grupo atuam.” O tema abrange a atuação do Estado sobre a Economia, mostrando-se inerente à estabilidade e progresso econômico.
Medidas como o tabelamento de preços, o controle nas taxas de juros, a concessão de subsídios a produtores e o controle da estrutura econômica, como exemplo regulamentando normas anti-trust, são dispositivos utilizados pelo Estado com o intuito de regular e controlar a Economia, combatendo a inflação e a concorrência desleal, vislumbrando uma estabilidade financeira e um crescimento sustentável.
No Sistema Econômico Capitalista, o mercado determina os preços de um produto/serviço e sua demanda; entretanto faz-se necessário a intervenção do Estado quando há o despontar da desestabilização econômica.
Da economia de um país, traça-se a confiabilidade de suas instituições e do seu mercado financeiro; ações políticas embasadas em prol da sociedade são determinantes para a consolidação social e sua progressiva ascensão.
Exemplo desta circunstância foi a crise de 2008, onde a Bolha Imobiliária dos Estados Unidos explodiu, culminando com a falência de alguns grupos financeiros norte-americanos; Todavia o governo Americano ajudou alguns dos bancos atingidos, com os gastos públicos a fim de estabilizar e