Inclusão
Juliana da Silva Nascimento – juliana,sn18@gmail.com
(Autora do Artigo)
Prof. Esp. Edson Louro (Orientador)
RESUMO
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a transformação dos sistemas educacionais a partir das mudanças estruturais na educação para a inclusão de crianças com necessidades especiais no âmbito escolar. A redefinição dos conceitos, atitudes e práticas pedagógicas a serem adotadas nas escolas para melhor receber os alunos de inclusão social. São abordadas na ótica da gestão institucional para a inclusão social na escola, haja visto que o procedimento de inclusão, exatamente por diferenciar da arcaica prática da integração, desafia os sistemas sociais comuns a realizar mudanças fundamentais em seus procedimentos e estruturas. As dificuldades que vemos e enfrentamos nos sistemas de ensino, mostram a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar meios para superá-las, a educação inclusiva ganha espaço na sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da exclusão.
Palavras-chave: Educação. Gestão. Inclusão.
1. INTRODUÇÃO
As rápidas mudanças que ocorrem no mundo moderno exigem da criança a capacidade de desenvolver, ao máximo, suas habilidades, com vistas a tornarem-se membros inteiramente produtivos da sociedade (MENDES, 1986).
Todavia, em face de todos os problemas que a sociedade enfrenta, fica difícil transformá-la em uma sociedade inclusiva, o que não quer dizer que seja impossível; a dificuldade consiste no fato de as sociedades não garantirem que as crianças tenham bons pais, bons professores e também um ambiente agradável para seu desenvolvimento integral. Cabe aos professore e gestores da escola proporcionar um ambiente escolar favorável para que a criança com necessidades especiais se sinta bem.
O fato é que a preparação apropriada dos educadores e gestores escolares que