microempresa
TURMA 3008 AB/NOITE
FORTALEZA
15 JANEIRO 2014
RESUMO
As Microempresas a cada dia tem tido grande destaque econômico e social, o Governo Federal tem criado políticas públicas afim criar de parcerias com essas grandes geradoras de rendas privadas, inovando com tecnologias tem sido menos burocrático para a categoria, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas) é o principal órgão com finalidade de fomentar e difundir programas informações que assegurem um atual e futuro empreendedor.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, a cada dia aumenta o número de microempresas, as quais mais geram emprego e renda. De acordo com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as microempresas representam mais de 90% da malha empresarial do Brasil. No Ceará, a exemplo do Brasil as Micros e pequenas Empresas representam de acordo cm dados do IBGE, respectivamente, 99,3,0% do total do empreendedorismo urbano formal do nosso estado. Porém, a maioria dessas empresas não ultrapassa um ano de funcionamento e isso é devido a alguns fatores como: a grande carga tributária que as empresas têm que pagar e principalmente pela falta de conhecimento dos empresários de como gerir melhor seus recursos e administrar suas receitas e despesas, fazendo tudo de forma empírica, ou seja, apenas pela intuição ou prática mercadológica.
Algumas conseguem prolongar seu ciclo de vida, desempenhando o seu papel na vida econômica e social, de sua comunidade, como geradoras de empregos e produtos que representam a riqueza da comunidade e de uma nação.
Cabe lembrar que o momento atual caracteriza-se com uma intensidade de mudanças significativas como o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade, a complexidade do ambiente econômico e a globalização, colocando as empresas diante de novos