Economia da UE
- INDÚSTRIA: Na Europa se encontram as mais antigas áreas industriais do mundo, já que foi nesse continente que teve início a Revolução Industrial. Diversos fatores contribuem para que a Revolução Industrial ocorresse primeiro na Europa, desde a acumulação de capitais (vindos principalmente da exploração de colônias como as americanas, africanas e asiáticas), matérias primas (também fornecidas pelas colônias, que foram indispensáveis ao processo industrial), abundância de mão de obra (devido ao intenso êxodo rural as cidades crescem rapidamente, o que contribui para a formação de grandes mercados consumidores que servem de estímulo para o aumento da produção de mercadorias).
O crescimento industrial foi impulsionado por várias invenções (principalmente de máquinas) que possibilitam aumentar o ritmo de produção, fabricando mais em menos tempo, reduzindo o custo unitário da mercadoria e aumentando as vendas. A substituição de trabalhadores por robôs é a chamada automação industrial, que acaba criando o maior problema social da Europa hoje em dia, o desemprego.
Inicialmente as fábricas se concentravam próximas as matérias primas, mas passam a mudar de localização devido a fatores como o crescimento do número de fábricas, introdução da energia elétrica, uso de formas de transportes mais rápidos e eficientes. A partir disso surgem estudos que apontam os locais ideais para cada tipo de indústria, onde a produção das mercadorias teriam menos custo e maior lucro (os mesmos estudos mostram que a produção possui 3 fases e que elas tem diferentes pesos na escolha da localização ideal de uma indústria, sendo: a fase de agregação, que consiste na reunião de matérias primas e produtos semi-manufaturados; a fase de transformação, onde as matérias primas são transformadas numa mercadoria específica pronta para o consumo; a fase de venda onde as mercadorias devem chegar aos consumidores dependendo dos transportes e do mercado consumidor.)