Economia da Inglaterra em perigo
Napoleão decretou o Bloqueio Continental da Inglaterra. Tudo começou em Lisboa. Muitos países da Europa estão em guerra contra França, incluindo a Inglaterra, por causa disto Napoleão decretou o Bloqueio Continental, com o objetivo de prejudicar a economia inglesa, a mais industrializada da Europa. Segundo o decreto, todo país que comerciasse com a Inglaterra ficara sujeito a ser invadido por tropas francesas. Assim a economia inglesa ira ficar fraca, prejudicando todo o país.
Brasil abre portas.
Brasil abre portas para as nações amigas, assim podendo comercializar com outros lugares. Hoje, na Bahia, dom João
Assinou um documento no qual, entre outras medidas, abria os portos do Brasil ás nações amigas. As exportações e importações do Brasil deixaram de limitar-se apenas a Portugal, pois Brasil e Portugal tinha feito um acordo que limitava a exportação e importação do brasil apenas para Portugal, formando um comercio com muitos outros países, inclusive a Inglaterra, que agora há um comercio grande entre esses dois países, pois os produtos vindos dos ingleses chegam ao Brasil com poucos impostos.
Impostos e mais impostos.
Todos os dias os impostos postos pela corte portuguesa sobem, os cidadãos não têm mais como pagar, pela grande falta de emprego. A explicação dessa alta cobrança de impostos é por causa que a corte portuguesa está fazendo diversas festas, manutenções no palácio, comemorações... houve uma revolução em Pernambuco por causa da alta taxa de impostos. A população pernambucana sofre com a pobreza por causa da concorrência entre a Holanda, isso com os altos impostos fez com que a população fizesse uma revolução, os rebeldes ocuparam alguns quarteis e bairros do Recife, criaram um governo republicano provisório e redigiram um esboço de constituição.
Nem tudo mudou!
Logo depois da independência política pelo Brasil, a estrutura social e econômica da nova nação permaneceu exatamente igual à do Brasil colônia. Assim,