Trabalho economia
O livro A Grande Transformação escrito por Karl Paul Polanyi, filósofo, antropólogo e historiador da economia nascido em 25 de outubro de 1886, foi publicado em 1994. Em seu ano de lançamento não obteve tanta repercussão, porém a partir do século XX se tornou um dos livros mais importantes e clássicos sobre o capitalismo.
O livro relata o surgimento do mercado livre na Inglaterra no século XX e a forma com que a economia se desencaixou do resto da vida social e política. Polanyi apresenta uma tese onde critica o capitalismo industrial inglês construído no século XIX, e faz uma analise das consequências desumanas do sistema do mercado livre que segundo ele estava deteriorando todo um sistema social.
Nos capítulos analisados Polanyi consegue nos mostrar a situação analisada pelo viés antropológico, filosófico e histórico. A descrição da cultura e de percepções da época, assim como de fatos históricos unidos a reflexões e questionamentos mostra o processo de transição para a economia liberal como um processo lento, com resistências dos mais afetados e confusões daqueles que tentaram traçar um diagnóstico da situação que era completamente nova.
“Habitação versus Progresso”, terceiro capitulo do livro e primeiro a ser analisado mostra o progresso que a revolução industrial acarretou aos instrumentos de produção ao mesmo tempo em que causou uma desarticulação terrível na vida das pessoas comuns da época.
Para Polanyi os teóricos do século dezenove aparentemente se esqueceram dos clássicos e das suas definições de governo e cederam a um utilitarismo cru e a uma confiança num crescimento inconsciente completamente desvinculada da critica. Para ilustrar a inversão de ótica do liberalismo econômico que enxergou os acontecimentos sociais partindo de um ponto de vista econômico, o autor explica o que foram os cercamentos dos campos abertos e as conversões de terras em pastagens durante o período Tudor na Inglaterra, chamados de revolução dos ricos