Economia clássica
Monopólio
1. Conceitue Monopolio.
R: Do grego monos, que significa "um" e poleinque significa "vender, monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo.
Deter o monopólio é uma situação em que uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço.
2. Conceitue Monopólios criados pelo governo.
R: O Governo pode restringir a entrada concedendo para uma única firma o direito exclusivo de vender um produto particular em determinados mercados.
3. Dê um exemplo de monopólio criado pelo governo. A criação de tal monopólio é necessariamente uma má política pública? Explique.
R: Como exemplo de monopólio criado pelo governo temos: o monopólio das exportações e importações que o país executa adquirindo uma grande quantidade de tributos em dinheiro líquido ou bruto, taxando os produtos que entram e saem no país. as patente, que é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação, como exemplo uma empresa Farmaceutica. e os direitos de propriedades, que é o direito de usar, gozar, usufruir e dispor de um determinado bem, e de reavê-lo, de quem quer que injustamente o esteja possuindo.
Muitas empresas de eletricidade e de abastecimento de água
A criação de tal monopólio não é necessariamente uma má política pública, muitas vezes, monopólios estatais são criados para garantir um serviço público ou para proteger as pessoas de algum perigo. Monopólios governamentais existem porque alguns serviços devem ser disponibilizados para todos, independentemente das oscilações do mercado ou do poder aquisitivo de cada um. Outras razões incluem a proteção ao bem-estar público. No entanto, subsidiar as empresas favorecidas gera ineficiências e pode arriscar a oferta de serviços ou produção de produtos de qualidade inferior aos clientes. Não existe