economia classica
ESCOLA CLÁSSICA DE ECONOMIA
MAIO/2014
FACI – FACULDADE IDEAL
ESCOLA CLÁSSICA DE ECONOMIA
MAIO/2014
Alunos:
Giselle Rafaela de Miranda Reis
José Helder Moraes.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo clarear a visão e o entendimento do que foi a Escola Clássica de Economia, bem como suas peculiaridades e principais pensadores, e a sua ligação como a Engenharia Civil Moderna.
Como a primeira escola moderna de pensamento econômico ela obviamente possui sua importância e críticas, os quais serão brevemente debatidos e correlacionados como a moderna Engenharia. Destarte, espera-se que esta breve resenha venha a contribuir ao conhecimento acadêmico, elucidando algumas questões e permitindo abertura de novas análises e debates.
I – EVOLUÇÃO HISTORICA.
A evolução do pensamento econômico passou por diversas mudanças através dos tempos, sendo modificada e moldada a cada nova teoria e contestação. Contudo, ressalta-se que essa evolução passou por ideias liberais e de individualismo entre outras, que almejavam a ligação da economia a um Estado forte.
Existe um consenso entre os estudiosos que a Teoria Econômica, de forma sistematizada, teve seu inicio com a publicação da obra de Adam Smith "A riqueza das Nações", em 1776. Anteriormente, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética, sendo assim, orientada segundo os princípios gerais de ética, justiça e igualdade.
Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preço justo, em São Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura, encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo em estudo sistemático das relações.
As