Economia Brasileira
Economia Brasileira – Profa. Renata Silva Zambelli
Questões de revisão, aula de 28 de outubro
Entrega: 04 de novembro
1)Que motivos podem ser apontados para explicar o surgimento e o crescimento da dívida externa brasileira a partir dos anos 1960?
2) Comente a relação do desequilíbrio externo, crise fiscal do Estado e escalada inflacionária da país.
3) Aponte os principais motivos que explicam o fracasso do Plano Cruzado.
4) Por que outros planos heterodoxos de estabilização – Bresser e Verão – também falharam na tentativa de controle inflacionário?
RSS Início
Sobre
FAQ Economia – Crise da Dívida Externa e Crise Fiscal do Estado
Publicado por Manoel Giffoni em novembro 17, 2010 · Deixe um comentário
Como já apontaram vários autores, os problemas da nossa economia estão sempre associados, direta ou indiretamente, às crises cambiais. (in ECONOMIA BRASILEIRA, 4a edição)
1. Que motivos podem ser apontados para explicar o surgimento e o crescimento da dívida externa brasileira a partir dos anos 1960?
O aumento do endividamento externo do país a partir do final da década de 1960, período de grande liquidez internacional de capitais, se deu em um momento de crescimento expressivo do PIB (o “Milagre Econômico”). Procurou-se associar esse aumento ao crescimento, mas o crescimento das reservas, correspondente a dois terços do endividamento e o fato do mesmo representar apenas 5,3% do financiamento da formação bruta de capital, enfraquecem a posição.
Até 1973, segundo Davidoff Cruz, a balança comercial esteve perfeitamente equilibrada, o que tampouco justifica a captação externa no período. O aumento da dívida pode ser atribuido, portanto, a uma preocupação em assegurar um bom volume de reservas internacionais, tais que essas fossem suficientes para garantir um ano de importações (as reservas brutas anteriormente não eram suficientes para cobrir nem um mês).