economia agroexportadora
Defini-se economia agroexportadora como aquela que é baseada na produção e exportação de produtos primários.
Desde seu descobrimento até o período denominado República Velha, a economia do Brasil teve como principal direcionador da performance da suas exportações os produtos primários. Desta forma, no inicio do século XX, as exportações eram determinantes para o desempenho da economia brasileira, pois garantiam as importações, base da estrutura do consumo no Brasil.
Estas exportações eram compostas de alguns poucos itens, cuja importância variou ao longo dos anos. Assim tivemos o ciclo do ouro, o do açúcar, o do café, o da borracha, etc. Destaque para o ciclo do café, produto que dominou a economia no período da velha república.
No caso do café, principal produto de exportação na velha república, o preço internacional dependia das condições de mercado. Nos momentos de prosperidade a demanda aumentava e nos momentos de crises ela se retraía.
EUA e Inglaterra eram os principais importadores e influenciavam o comportamento da demanda. O Brasil, apesar de ser o maior produtor mundial, não influenciava os preços, pois outros paises também atuavam na oferta. O gráfico a seguir mostra a composição da pauta de exportação no inicio do século XX.
Além do café, os outros produtos vendidos ao exterior eram predominantemente agrícolas. Esta situação somente se modifica a partir da década de 60 quando o processo de industrialização, iniciado nos anos 30, se consolida. CRISE DE 1929
Um dos temas mais importantes quando se estuda o período intermediário entre as duas guerras mundias, é o da Grande Depressão Americana, cujo símbolo máximo é a Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Que é conhecido, por todos, como “Crise de 1929”. Crise essa de ordem financeira, que afetou todo o mundo, levando milhões de pessoas ao desemprego e ao desespero.
O principal fator que contribuiu para a Crise de 1929 foi a expansão de