Economia agroexportadora
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ESO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
AMANDA JADE BRANDÃO DOS SANTOS
3º período, vespertino
ECONOMIA AGROEXPORTADORA
Manaus/AM
2013
Exercício sobre “Economia Agroexportadora”
1. Quais as características da economia brasileira na Republica Velha que justificam chamá-la d economia primário-exportadora?
As características da economia era basicamente depender da exportação de produtos primários para o exterior, que variavam ao longo do tempo, no qual o período do café foi o mais intenso. Apresentava uma grande vulnerabilidade devido às oscilações de demanda, além de que, crises afetavam diretamente as exportações.
2. Que tipo de problemas enfrenta uma economia com características agroexportadora?
Um dos problemas ocasionados era o não nivelamento entre a produção e o consumo, ou seja, o Brasil era um país que dependiam de suas exportações para poder gerar renda. Não havia investimentos, tudo era importado para o país. Por isso se houvesse algum problema era causada a diminuição das importações e consequentemente o consumo da população. Os preços também eram um dos problemas, se o preço aumentava havia maior lucratividade e maior contratação de funcionários, se o preço caia o volume de funcionários diminuía.
3. Descreva alguns mecanismos utilizados no Brasil durante a fase agroexportadora para enfrentar problemas de quedas de preços no mercado internacional de café.
Os mecanismos eram dois:
a) Desvalorização cambial – o governo desvaloriza o câmbio, fazendo com que o preço caísse internacionalmente, mas os cafeicultores mantivessem renda. Isso escondia sinais de excesso de oferta e levava o setor à chamada tendência de superprodução. No entanto, essa desvalorização também prejudicava toda a sociedade, devido ao encarecimento dos produtos.
b) Política de valorização do café – o governo comprava café e estocava no período de safra. Ao chegar do período de antessafra o café era