Economia Agroexportadora
DAIANE GUALBERTO AMARAL
TICCIANY VIEIRA DOS SANTOS
ECONOMIA AGROEXPORTADORA
Santarém- PA
Novembro/2013
DAIANE GUALBERTO AMARAL
TICCIANY VIEIRA DOS SANTOS
ECONOMIA AGROEXPORTADORA
Santarém- PA
Novembro/2013
APRESENTAÇÃO
Economia agroexportadora é baseada na produção e exportação de produtos primários. Desde seu descobrimento até o período denominado República Velha (1889-1930), a economia do Brasil teve como principal direcionador da performance da suas exportações os produtos primários. Desta forma, no inicio do século XX, as exportações eram determinantes para o desempenho da economia brasileira, pois garantiam as importações, base da estrutura do consumo no Brasil.
Desde sua colonização até o ano de 1930, o Brasil apresentou uma economia agroexportadora. Ou seja, o bom desempenho da economia dependia da exportação das poucas commodities agrícolas, que com o tempo variou os produtos a serem exportados para o mercado internacional em: ouro, açúcar, café, borracha e outros, formando os ciclos da economia brasileira. Entre esses ciclos o que apresentou maior desenvolvimento foi o ciclo do café. O bom desempenho da economia brasileira dependia das condições do mercado internacional dos produtos exportados, sendo a variável-chave, no Império e na República Velha, o preço internacional do café. As condições desse mercado, porém, não eram controladas pelo o Brasil.
Neste trabalho serão destacadas as principais dificuldades desse tipo de economia (elevada vulnerabilidade, elevada concentração de renda, comportamento cíclico dos preços das exportações), os mecanismos de proteção utilizados para enfrentar tais dificuldades (desvalorização cambial e política de estocagem), assim como as condições de desenvolvimento do setor industrial dentro desse tipo de economia.
DESENVOLVIMENTO