econometria
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
TÚLIO SÉRGIO MARQUES DE CAMPOS
RICARDO CASAROTO
ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS PELA PNAD-2011 NOS ESTADOS DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO
BELO HORIZONTE
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar os dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicilios (PNAD 201) para os estados de Minas Gerais e São Paulo. Os dados foram filtrados e os indivíduos considerados são residentes em área urbana, com mais de 10 anos de idade e ocupados com rendimento no trabalho principal positivo.
Para se descrever o banco de dados fez-se a análise da média das variáveis, sua proporção na amostra bem como o estudo dos perfis de salario/hora de acordo com os grupos de sexo/cor.
A estimativa para ajustamento regressivo dos dados da PNAD para a determinação salarial dos grupos de sexo e cor se baseou no arcabouço da função de rendimentos de capital humano proposta por Mincer (1974). Os dados foram manipulados através do programa Stata.
DESENVOLVIMENTO
Questão 1
1. Descrição do banco de dados: análise da média das variáveis, proporção das variáveis na amostra, etc. de acordo com os grupos de sexo/cor considerados. Exemplo: Proporção dos grupos de sexo/cor, dos grupos de anos de estudo e dos grupos de idade. Proporção dos grupos de sexo/cor, segundo anos de estudo e idade.
Análise da média das variáveis
A análise da media da variável idade nos mostrou que a idade media entre as regiões minas gerais e são Paulo são muito similares e giram em trono de 37 anos de idade. Da mesma forma a idade entre os grupos de sexo\cor são parecidos apenas de o grupo homens brancos terem uma idade superior a dos outros grupos. Quanto a escolaridade, as “mulheres” tem mais anos de estudo, em media, do que os “homens” e os “brancos” estudam mais tempo que os “não brancos”. Por exemplo, em minas gerais as mulheres brancas estudam em