Fisioterapia CardioRespiratória
INTRODUÇÃO
O ambulatório de Fisioterapia Cardiorrespiratória da Universidade Federal de Juiz de Fora tem o objetivo principal de desenvolver e manter o condicionamento físico dos pacientes, prevenindo possíveis problemas, decorrentes de complicações cardíacas e respiratórias, bem como tratar as já existentes, exercendo dessa forma uma grande contribuição para a melhoria do quadro desses pacientes, além de contribuir para a formação dos estudantes do curso de Fisioterapia.
Fisioterapia Cardiorrespiratória
As principais doenças tratadas são: doença arterial coronariana, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, infarto e angina, disfunções das válvulas cardíacas, febre reumática, doença vascular periférica.
É difícil estabelecer um único fator para as doenças cardíacas, pois são multifatoriais e interligantes, em geral causas ambientais e genéticas. Geralmente são produtos de uma trajetória pouco saudável, como tabagismo, colesterol alto, diabetes, obesidade, maus hábitos alimentares e a falta de atividades físicas. A predisposição genética se dá em casos de metabolismo lipídico, como por exemplo a APO E; hipertensão, como por exemplo a ECA; trombose, como por exemplo o factor V.
Entretanto, não são todas as causas que ocorrem devido a esses fatores supracitados, há também doenças cardíacas que ocorrem devido a infecções ou problemas anatômicos, como a febre reumática e as estenoses ou insuficiências de válvulas, respectivamente.
Os pacientes relatam ter dificuldade de respirar, dores no peito, suor em excesso, tonteira e mal-estar. O diagnóstico terapêutico é feito em conjunto pela equipe do ambulatório, define-se o que precisa ser trabalhado de acordo com a real necessidade do paciente. A intensidade e a frequência das atividades dependerão do estado clínico do paciente.
Na avaliação, serão levantados fatores de risco para pacientes