Ecccc
1.1. As origens da Teoria da Burocracia na Administração. R: A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir a crítica das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas. Com a necessidade de um modelo organizacional mais racional, o crescimento desordenado e a complexidade das empreas foram os fatos que mais contribuíram para o surgimento da Teoria da Burocracia.
1.2. O conceito de racionalidade da Teoria da Burocracia. R: A racionalidade da Teoria da Burocracia implica na adequação dos meios aos fins. No contexto Burocrático, isto significa eficiência.
1.3. Os tipos de sociedade segundo weber. R: São três tipos de sociedade sendo eles, sociedade tradicional, sociedade carismática e sociedades burocráticas.
1.4. Os conceitos de autoridade, poder, legitimidade segundo weber. R: A autoridade tradicional é imposta por procedimentos considerados legítimos porquê sempre teria existido, e é aceite em nome de uma tradição reconhecida como válida. Na autoridade de legitimidade é necessário que o apelo do líder seja considerado como legítimo por seus seguidores, os quais estabelecem com ele uma lealdade de tipo pessoal.
1.5. A autoridade tradicional, características, legitimação e aparato administrativo, respectivos. R: Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Divide em duas formas: a.1 Patrimonial, na qual os funcionários que preservam a dominação tradicional são os servidores pessoais do senhor – parentes, favoritos, empregados etc. – e são geralmente dependentes economicamente dele. a.2: Feudal, na qual o aparato administrativo apresenta maior grau de autonomia em relação ao senhor. Características:
1.5.1. Caráter legal das normas e regulamentos.
1.5.2. Caráter formal das comunicações.
1.5.3. Caráter racional e divisão do trabalho.
1.5.4. Impessoalidade