Ebusiness
a. E-business já é uma realidade. É um mercado que ganha espaço num ritmo muito acelerado, até em função da evolução da própria tecnologia. Os próximos 3 anos do E-business são extremamente otimistas pois a segurança aumenta cada dia mais e deixa de lado uma série de preocupações que hoje fazem parte desse negócio.
2- Qual a diferença entre E-business e E-commerce?
a. A própria nomenclatura auxilia na diferenciação dessas atividades. O E-business é a o negócio eletrônico, feito através da internet por exemplo. Não necessariamente há uma transação comercial.
Já o E-commerce trata das transações comerciais de modo online/eletrônico.
3- Quais os obstáculos e barreiras para o E-business das empresas brasileiras?
a. Existe uma inegável barreira cultural sim, principalmente nas questões de manipulação e prova de produtos, mas aliada a ela há questões como segurança da informação (que não é privilégio apenas do E-business), custo alto nos investimentos em tecnologia.
4- Identificar cada um dos seguintes sistemas de E-business interfuncionais e dar exemplos de como eles podem fornecer significativo valor para uma empresa, seus clientes e parceiros de negócios.
a. Planejamento de recursos empresariais:
1. Serve para interligar processos interáreas, como estabelecer padrões logísticos, contábeis, financeiros e de RH, por exemplo.
b. Gerenciamento do relacionamento com o cliente:
1. O Data Mining é essencial para esse relacionamento. Através do sistema correto, um portal pode oferecer os produtos e serviços mais indicados para o perfil certo de cada cliente.
c. Integração das aplicações da empresa:
1. Integrar o sistema de vendas com o sistema de controle de estoque e logística por exemplo, garante que clientes façam suas compras e que os produtos cheguem em suas localidades de entrega com rapidez e integridade.
d. Gerenciamento da