Dissertar EBUSINESS
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
O Papel do E-Business
São Paulo
2014
O e-business é todo conjunto de sistemas que oferece as condições para que o comércio eletrônico seja realizado, podendo ser comparado a um “iceberg”. No seu topo encontra-se o e-commerce – parte visível – e na sua base – parte submersa – seus demais processos integrados: Supply Chain Management (SCM), Enterprise Resourse Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), entre outros. As modalidades de interação entre os canais, parceiros e clientes pode ser classificada de varias formas sendo as principais: Business to Consumer, Business to Business e Consumer to Business.
Estas tecnologias melhoram os processos de negócios. Isso inclui o gerenciamento de processos internos, tais como recursos humanos, sistemas financeiros e administrativos, bem como processos externos, tais como vendas e marketing, fornecimento de bens e serviços e relacionamento com os clientes. Além disso, através da utilização destes conceitos e tecnologias as empresas podem gerenciar melhor a cadeia de suprimentos objetivando o foco no cliente, a redução de custos e a competitividade.
Outro fator relevante do e-business é seu impacto positivo nas finanças das organizações. Tanto o aumento da receita, quanto a redução dos custos são resultado da aplicação dos sistemas eletrônicos nos diversos níveis da cadeia de suprimentos de uma empresa. A venda direta ao cliente final, o acesso às lojas virtuais 24 horas por dia, a disponibilidade de informações sobre os produtos, a possibilidades de personalização, a rapidez no lançamento de novos produtos, entre outros benefícios do e-business, possibilitam um aumento nas vendas e, consequentemente na receita das organizações.
A cadeia de suprimentos é favorecida, pois todos os envolvidos encontram as informações necessárias de forma mais ágil e eficiente diminuindo as buscas sem resultados e aumentando a