historia resumo
Ditadura Militar (1964-1985)
Período em que o comando das Forças Armadas exerceu controle sobre a vida política brasileira.
Contexto: Guerra Fria
Principais finalidades da intervenção militar:
Restabelecer a ordem social
Conter o avanço do comunismo e da corrupção
Retomar o crescimento econômico
Uma das características dos governos militares foi o autoritarismo. Por meio dos chamados Atos Institucionais (AI), os governos militares foram restringindo as liberdades democráticas. Desde o início, impuseram censura aos meios de comunicação e, quem se colocasse contra a essa situação era perseguido, exilado, torturado e até, morto.
Outro aspecto que caracterizou os governos militares foi o abandono do nacionalismo reformista e a adoção do modelo econômico desenvolvimentista, baseado na aliança entre três grandes grupos:
A burocracia técnica estatal
Os grandes empresários estrangeiros
Os grandes empresários nacionais
Esse modelo conduziu à modernização da economia, mas também à concentração de renda nas classes altas e marginalização das classes baixas.
Governo Castelo Branco
Decreto do Ato Institucional 1 (AI-1), que modificava a constituição em vigor, permitindo a cassação de mandatos parlamentares, a suspensão de direitos políticos cidadãos, entre outras medidas.
Extinção da Lei da Remessa de Lucros
O governo Castelo Branco foi imediatamente reconhecido pelas autoridades governamentais dos EUA e contou com o apoio de grandes empresários brasileiros e diretores de empresas multinacionais.
Programa de Ação Econômica do Governo: Tinha como uma das principais propostas o combate à inflação mediante favorecimento do capital estrangeiro, restrições ao crédito e redução dos salários dos trabalhadores – que durante esse período perderam o direito de estabilidade no emprego e foram reprimidos em suas tentativas de protestos.
AI-2: conferiu ao presidente mais poderes de cassação de mandatos e direitos políticos.
AI-3: estabeleceu o fim