logica
Uma frase é proposição apenas quando admite um dos dois valores lógicos, verdadeiro ou falso.
Exemplo: O Brasil é pentacampeão mundial de futebol. (V) O número 712 é ímpar. (F)
O que é conjunção ?
A conjunção é representada pelo elemento “e” e é simbolizada por “^”. Esse cognitivo impõe que ambas as proposições sejam verdadeiras para que sua composição também seja.
Exemplo: Lucas nasceu na Bahia e Lucas é baiano. (P^Q)
O que é Disjunção ?
A disjunção é representada pelo conectivo “v” e pelo elemento “ou”. Ele valida que pelo menos uma proposição seja verdadeira para que sua composição também seja.
Exemplo: Lucas é jogador ou Lucas é estudante.
Existe a disjunção exclusiva, condicional e Bicondicional.
Exclusiva: Esta é representada pelo elemento “ou...ou”, e simbolizada por +. Esse conectivo impõe que apenas uma das proposições seja verdadeira, para que sua composição seja verdadeira.
Exemplo: Ou nasci na Bahia ou sou um cidadão paulistano.
Condicional: A condicional é representada pelo elemento “se...então” e simbolizada por “”. Esse conectivo impõe que, quando uma preposição verdadeira implicar uma proposição falsa, o resultado da preposição será falso e todas as outras possibilidades serão verdadeiras.
Exemplo: Se o prefeito prometeu a redução dos preços então o preço do transporte público diminuiu.
Bicondicional: É representada pelo elemento “se, e somente se” e tem o seu símbolo “”. Esse conectivo impõe que ambas as proposições sejam verdadeiras ou ambas falsas para que sua proposição seja verdadeira.
O que é tautologia? É a proposição composta que apresenta como resultado apenas valores lógicos verdadeiros, quaisquer que sejam os valores lógicos das proposições componentes.
Exemplo: Quando os problemas acabarem, a normalidade voltará.