Earned value
Gestão do Custo:
Perguntas como as que seguem são de difíceis soluções: ✓ para a quantidade de serviço já feito, como estão os custos com relação ao planejado? ✓ dentre todos os setores envolvidos no projeto, qual está gastando além do planejado? ✓ continuando a atual tendência de gastos e atrasos, qual será a situação ao término do projeto?
Para que seja válida a comparação entre os valores Orçado e Real é necessário que o projeto esteja sendo executado na mesma seqüência do planejado, isto é, foram executadas as mesmas atividades previstas para aquele período.
Principais ferramentas:
1) Earned Value: constitui a base do Earned Value (Valor do Trabalho Feito) o PERT-COST, criado em 1962, pela indústria bélica americana. • Une as variáveis custo e tempo;
Custo sobre o trabalho planejado: Emprega-se o termo COTA (Custo Orçado do Trabalho Agendado) ou BCWS: Budget Cost of Work Schedule. Representa o valor planejado da tarefa também ao custo original do baseline.
Custo sobre o trabalho realizado: Emprega-se o termo COTR (Custo Orçado sobre o trabalho realizado) ou BCWP: Budget Cost of Work Performance. Representa as tarefas concluídas com base no custo orçado original, do baseline (este por sua vez, consiste no custo acumulado orçado no final do projeto.
Custo Real sobre o trabalho realizado:
ACWP: Actual Cost of Work Performed
Representa o custo real (no momento da medição), independente do baseline do projeto.
As informações sobre o estágio de progressividade irão indicar o avanço ou o atraso na execução do cronograma.
Custo em Atividades:
• A rede WBS deve ser lançada previamente e os custos devem ser lançados nas atividades; •