O controle de projetos através dos conceitos de desempenho real (Earned Value)
ARTIGO : “O controle de projetos através dos conceitos de desempenho real (Earned Value)”
RESUMO DO ARTIGO:
O artigo descreve uma técnica chamada “Desempenho Real” voltada para o controle de projetos ou técnica internacionalmente conhecida como “Earned Value”.
Projetos podem ser entendidos como empreendimentos únicos e não repetitivos, são formalmente organizados e agregam recursos visando o cumprimento de objetivos prédefinidos.
Ainda que a gestão de projetos trate de produtos únicos e não repetitivos, suas técnicas observam a essência de administrar, através da aplicação de conceitos clássicos, dentre os quais planejar e controlar.
A etapa do planejamento do projeto consiste basicamente em “organizar o futuro”, através da identificação do trabalho que será realizado em cada momento e os insumos e custos associados a esse trabalho, ou seja, durante a fase do planejamento é feito tanto a estimativa do prazo total necessário para executar o projeto, quanto do orçamento.
Um projeto é organizado basicamente em três processos:
1- O planejamento
2- A execução
3- O controle
É importante ressaltar que tais processos interagem e são interdependentes.
Para inicio do entendimento da técnica “Desempenho Real” é necessário uma descrição breve das Curvas de Agregação de recursos.
As curvas de agregação de recursos representam técnicas de planejamento, programação e controle de projetos, consistindo simplesmente na agregação (soma ou totalização) dos recursos utilizados em um projeto, período a período.
A curva é desenhada sob a forma de gráfico, num sistema cartesiano, com o tempo distribuído no eixo x (podem ser dias, semanas, meses ou anos); enquanto que os recursos são registrados no eixo y. Uma derivação particular da Curva de Agregação de Recursos, que interessa particularmente à introdução da técnica de Desempenho Real, é aquela em que o tempo e os recursos são transformados em percentuais