Indicadores de custo e prazo
É cada vez mais comum nas organizações atuais, principalmente as que trabalham exclusivamente com projetos, a necessidade de adotarem indicadores nos projetos executados nesta, cada empresa contém os seus indicadores. Estes indicadores buscam embasar os gerentes dos projetos e a diretoria da empresa a estabelecerem metas estratégicas, acompanharem a execução, entre outros.
Indicadores e suas definições
BCWS - Budgeted Cost of Work Scheduled (Custo Orçado do Trabalho Planejado) ou
PV - Planned Value (valor planejado) – Custo planejado do projeto, relacionado à linha de base de custo do projeto.
BCWP - Budgeted Cost of Work Performed (Custo Orçado do Trabalho Realizado)ou EV - Earned value (valor agregado) – Trata-se do custo planejado do projeto para o trabalho executado até o momento. Ou seja, é o valor dos serviços realmente executados até o momento.
O valor agregado de cada projeto trata-se de uma saída da EVA (Earned Value Analysis), recentemente substituída por EVM (Earned Value Management) pelo PMI para evitar a confusão do conceito EVA®, referência a Economic Value-added.
Variação de prazo (SV – Schedule Variance) – É a diferença entre o valor agregado até o momento (EV) e o valor planejado (PV).
SV = EV – PV
Variação de custo (CV – Cost Variance) – É a diferença entre o valor agregado (EV) e o custo real (AC).
CV = EV – AC
CPI (Cost Performance Index) – Trata-se do valor agregado do projeto(EV) divido pelo custo real(AC) do mesmo, ambos até o momento do cálculo.
CPI = EV/ AC
CPI > 1, ou seja, o valor agregado até o momento é maior do que o custo real gasto para este.
CPI = 1, ou seja, o valor agregado até o momento é exatamente igual ao custo gasto para tal.
CPI < 1, ou seja, agregou-se menos até o momento do que gastou.
SPI (Schedule Performance Index) – Trata-se do valor agregado até o momento dividido pelo valor planejado até o momento.
SPI = EV/ PV
SPI > 1, ou seja, o