Diretrizes para formacao
IMPLEMENTAÇÃO (2002)*
6.1 APRESENTAÇÃO
O Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (ForGRAD), comprometido com a discussão de eixos norteadores para a formação de professores promoveu a Oficina de Trabalho João Pessoa: “Diretrizes para a Formação de Professsores : Concepções e Implementação” em João Pessoa/PB, realizada de 16 a 17 de setembro de 2002. Os resultados desta Oficina forneceram subsídios para as discussões dos encontros regionais deste Fórum e para o trabalho dos Pró-Reitores de Graduação no âmbito de suas IES.
A Oficina, além dos membros da Diretoria do ForGRAD, contou com a participação de Pró-Reitores de Graduação de Instituições de Ensino Superior de todas as regiões brasileiras, bem como de docentes da área de Educação e assessores acadêmicos das IES.
Os trabalhos foram iniciados com a conferência: "A Escola como Espaço de Luta por Hegemonia", proferida pela Profª Dra. Regina Leite Garcia (UFF) prosseguindo com discussões e trabalhos de grupo.
Os trabalhos de grupo contaram com 50 participantes, coordenados pela Profª Dra. Regina Leite Garcia, tendo as discussões assumido caráter intensivo, centrado na Educação como um processo social, discutindo a função social do trabalho do professor e enfatizando a pesquisa como princípio educativo na formação do professor-pesquisador e como atividade acadêmico-científica na produção de conhecimento na área da Educação.
Os grupos socializaram suas discussões em plenária fornecendo subsídios para a construção de documento referencial através de Comissão de Redação escolhida na plenária do evento. Este documento foi disponibilizado na página do ForGRAD e apresentado e discutido em cada um dos quatro Encontros Regionais (Sul, Sudeste, Norte/Nordeste e Centro-Oeste) do Fórum.
As sugestões e recomendações resultantes das discussões dos grupos de cada Reunião Regional (Norte,/Nordeste, Sul,