durkhein
Fato normal e patológico: o fato social é normal quando voltado a um tipo social delimitado, e patológico quando avança esta taxa dita ‘normal’. Numa sociedade isolada das grandes civilizações são aceitas certas atitudes, comportamentos e costumes que são ‘normais’ aos habitantes desta, mas que seriam tido como atos doentios, ilegais, ‘patológicos’.
2-Fato social normal-Crime, é normal não só por se encontrar em qualquer sociedade, em qualquer época, como também por representar a importância de valores sociais que repudiam determinadas condutas como ilegais e as condenam a penalidade.
Fato social patológico-Taxa elevada de criminalidade
3- Durkheim afirma que “o crime é normal porque uma sociedade isenta dele é impossível” e sendo este uma ofensa a certos sentimentos coletivos, para que deixasse de existir seria necessário que os sentimentos que chocam se encontrassem em todas as consciências individuais e possuíssem a força necessária para conterem os sentimentos contrários, opostos, ao ato criminoso.
4-patológico pois a criminalidade segundo Durkheim, não está isento de se tornar uma doença social; basta que o índice de criminalidade atinja níveis elevados.
5- A solidariedade vem da divisão social do trabalho, a divisão do trabalho gera solidariedade. Assim, numa sociedade com pequena divisão do trabalho (uma sociedade simples, não urbanizada, nas quais todas as pessoas realizam todas as tarefas de que precisam..) a solidariedade é menor, a coesão do grupo é menor, pois você não precisa muito do trabalho do outro para viver. É a chamada solidariedade mecânica.
Ao contrário, quando mais a sociedade se diversifica, quanto maior a divisão do trabalho, maior são os laços que "unem" uma pessoa a outra, mais você depende das outras pessoas para, essa solidariedade é mais forte e é chamada de solidariedade orgânica.
6-
7-a) A anomia é um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado