Durkhein
01) Qual a contribuição de Durkhein para a sociologia?
Émile Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos. Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica. Durkheim definiu com precisão o objeto de estudo da Sociologia, estabeleceu um método para analisar os fenômenos sociais e escreveu várias obras, dentre elas podemos citar: As regras do método sociológico; Da Divisão do Trabalho Social; O Suicídio; As Formas Elementares da Vida Religiosa.
02) Segundo Durkhein, qual é o objeto de estudo da sociologia?
Os Fatos Sociais.
03) Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.
São três os Fatos Sociais.
Coersão social: É a força que obriga o indivíduo a conduta e as foras de pensar específicas.
Exterioridade: Atua sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente.
Generalidade: Destingue o essencial do fortuito e especifica a natureza sociológica dos fenômenos.
04) O que é fato social normal e patológico? Dê exemplo para cada um deles.
Fato normal é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população. Ex. O casamento.
Fato Patológico é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Os fatos patológicos, como as doenças, são considerados transitórios e excepcionais. Exemplo: Uma taxa elevada de criminalidade.
05) De acordo com o definição sugerida por Durkhein, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativa incorreta: LETRA B. : O ato de adoecer é um fato social e - como instituição- cumpre um relevante papel na formatação do comportamento individual em consonância com as regras e valores presentes na consiência coletiva.
06) Sobre a sociologia de Durkheim assinale V as