Durkhein
As respostas podem ser encontradas nos fatos sociais e seria importante compreendermos essa situação, podendo servir também como instrumentos analisáveis, por exemplo a biologia se baseia em uma planta. Segundo Durkhen, o ser humano inventa falsas ideias do que esta ao seu redor, porem não é pela criação dessas ideias que conheceremos a verdadeira realidade. Durkheim, deveria ter pesquisado mais sobre os fatos chegando assim nas leis naturais, pois não dependem de ninguém para existir e são totalmente alheios á consciência de cada um.
Mais um fato social foi reconhecido pelo poder de manipulação que exerce sobre os outros. Outro fato é a maneira de como as pessoas são capazes de manipularem o indivíduo, o fato social independe das manifestações individuais, ou seja, sendo construídos pela junção das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo, influenciando cada uma.
O que importa é a realidade objetiva dos fatos sociais, que tem como característica a aparência das consciências individuais e preenchem a ação coercitiva sobre isso. Surge ai uma dúvida: como aparece esta ação coercitiva? Criados por nossos pais e pela sociedade, com a ideia de que devemos respeitar normas de etiquetas e bons modos em lugares públicos já sabemos que se colocarmos os pés em cima da mesa de um restaurante, as pessoas vão achar que não temos educação, já que existem bons modos para nos portarmos em sociedade. Não está escrito em lugar algum que não podemos fazer isso. Portanto, as pessoas se sentem proibidas de o praticarem. Isso é a ação coercitiva do fato social que nos impede de praticar algo, exerce uma pressão em nossa