HISTÓRIA POLÍTICA E PODER: OSÓRIO, HERÓI NACIONAL
Vagner Melo Figueiredo ¹
Introdução: O Marechal Manuel Luís Osório, o Marquês do Herval, foi uma das personagens mais interessantes da história do Brasil em seu momento de passagem de colônia portuguesa para nação independente (século XIX). A sua coragem, simplicidade, franqueza e prudência foram as causas do seu sucesso nas armas e na política. Foi homem, soldado e cidadão de primeira linha, atuando de forma decisiva para a formação do destino de um Brasil independente, enquadrado no contexto das nações sulamericanas da época.
Objetivo: Depois de mais de 200 anos de nascimento deste herói nacional, cabe ressaltar seus feitos, ligando-os ao sucesso da formação de uma nação livre e soberana que hoje, pleno século XXI, assume uma posição de liderança política no continente sulamericano.
Desenvolvimento: Filho de Manuel da Silva Borges e de Ana Joaquina Luísa Osório, que juntos formaram uma família normal e bem organizada; o Marechal Osório nasceu a 10 de maio de 1808, na Vila da Conceição do Arroio, local onde hoje é o Parque Osório, no município de Osório, no Estado do Rio Grande do Sul. Criado em meio às lides do campo, Osório logo adquiriu as características necessárias para ser um bom soldado: coragem, destreza no trato e no domínio do cavalo e o interesse pelas coisas das armas, herdado de seu pai, militar de grande destaque do Exército Nacional.
Sentou praça em 1º de maio de 1823, na cavalaria da Legião de São Paulo e integrou as tropas de Lecór na luta pela independência do Brasil contra portugueses revoltosos no sul, onde recebeu seu batismo de fogo. Em 1824 foi nomeado Alferes (hoje posto denominado Aspirante-a-oficial) e passou a integrar a 1ª linha do Exército.
Sua próxima empreitada foi na Guerra da Cisplatina (1825-1828), onde estreou como oficial no campo de batalha. Destacou-se pelo sangue frio, coragem, espírito de decisão, tenacidade, solidariedade e modéstia, ao tomar a iniciativa de