Politica Econômica Brasileira
Introdução 1
Política Econômica 1 - 2
Processo de Urbanização 2
Desenvolvimento Econômico 3
Bibliografia (fontes de pesquisas) 4
Introdução
A principal função do poder público é zelar pelo bem comum. Contudo, para realizar essa função, o governo, enquanto agente econômico do sistema precisa intervir sobre determinadas variáveis no intuito de prover condições favoráveis à população.
Fazendo valer os instrumentos políticos legais que lhes cabem, com eficácia e sabedoria, os governantes guiarão o nosso país, sem dúvida alguma, a caminhar para um crescimento econômico organizado e bastante evolutivo. Propiciando um processo de urbanização projetado para obter resultados eficientes e adequados às necessidades de cada região.
Política Econômica
A política econômica brasileira é formada pelas ações do governo que buscam atingir esses objetivos através de instrumentos econômicos, divididos entre as políticas monetária, fiscal e cambial.
Os governos federal, estaduais e municipais atuam em conjunto para a consolidação das políticas econômicas adotadas no país. A política monetária controla a quantidade de moeda em circulação no país, a política cambial regulamenta as operações de exportação e importação e a política fiscal determina as fontes de arrecadação e os gastos públicos brasileiros.
Durante sua História, o Brasil passou por vários Governos com variados programas de política econômica. Mas, no geral, todos os Governos realizam investimentos no desenvolvimento do país de forma constante, programados pelo Orçamento Anual da União. Porém, alguns programas ficaram mais famosos.
Um exemplo de política econômica bem sucedida foi o famoso Plano de Metas, do presidente Juscelino, executado entre 1956 e 1960. Este plano incentivou a indústria automobilística, a abertura de estradas e criou Brasília, entre outros acontecimentos.
Posteriormente, nos anos 70, os governos militares ficaram famosos por incentivar o