Análise dos texto de Sisson (Galeria dos Brasileiros Ilustres) e de Celso Castro sobre Duque de Caxias
Faculdade de Filosofia de Ciências Humanas
Departamento de História - Historiografia Brasileira
Análise crítica dos textos:
SISSON, Sébastien Augustes. Galeria dos brasileiros ilustres. Brasília: Ed. Senado Federal, 1999, p. 11-18 e 85-98.
CASTRO, Celso. Entre Caxias e Osório: a Criação do Culto ao Patrono do Exército Brasileiro. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 25, 2000/1, p. 103-117.
Prof. Dr. Douglas Ávilla
Componentes do grupo: Luiza Campana, Luiza Mattiuzzi, Stella Gontijo e Vanessa Ferreira
Galeria dos Brasileiros Ilustres:
Como falado em sala na última aula, a historiografia da época tinha o objetivo de exaltação da nação e de formação de cidadãos.
Percebe-se que o objetivo das biografias contidas na "Galeria dos Brasileiros Ilustres" era de criação de heróis nacionais e de engrandeciemnto da nação.
A "Galeria dos Brasileiros Ilustres" é um livro de biografias, dos grandes homens que ajudaram e ajudam (na época da escrita do livro) a construir a Nação brasileira. Uma concepção de História Política extremamente "tradicional", dos feitos e fatos dos grandes homens.
Esses ilustres brasileiros são os atores no progresso moral e material da nação, da civilização brasileira. Um ideal moderno e típico do séxulo XIX.
Apenas a vida pública era contada, para se destacar os grandes feitos da nação. A vida privada não era objeto da história.
Significado de biografia: todos os povos se ufanam quando vêem a memória de seus heróis, quando podem deixá-la para a posteridade (os grandes feitos dos grandes homens).
A imagem do herói tem grande importância, pois permite imaginar os grandes momentos vividos pela pátria.
A "Galeria dos Brasileiros Ilustres" é uma história encomendada pelo Estado, pela monarquia. Portanto, a perspectiva é monarquista e a figura de D. Pedro II aparece com muita frequência e exaltação.
A ideia de que a História [oficial] do Brasil só começa com sua desvinculação de Portugal, ou