fuckin
FACULDADE DE DIREITO 2° PERIODO 2013
José Murilo de Carvalho Cidadania no Brasil Civilização Brasileira Rio de Janeiro 2008
Alunos: Ísis Rodrigues Batista; Raniele Rabelo dos Santos
Curso: Direito 2º período B
Instituição: Faculdade de Direito
Introdução
De uma forma geral, Jose Murilo de Carvalho começa a dissertar sobre a evolução do conceito de cidadania dentro do estado brasileiro. Iniciando com a conceituação histórica, navegando por um vasto período da historia do país. Especificamente por cerca de 108 anos, e nos leva a perceber claramente que a evolução da cidadania no país foi lenta. Sendo cada uma das etapas históricas desenvolvidas e apontadas de forma bem objetiva.
No decorrer do livro o autor expõe com clareza sobre todas as conquistas da evolução da cidadania no Brasil. E os benefícios dessas conquistas.
O livro tem como princípio levar o leitor a pensar sobre o que é cidadania e como ela se consolida no Brasil através de fatos históricos no decorrer do livro.
Apreciação critica;
Primeiros passos da cidadania
“Ao proclamar a independência de Portugal em 1822, o Brasil herdou uma tradição cívica pouco encorajadora”. (Carvalho, 2008, p.17)
Ele começa relatando dos três primeiros séculos do Brasil e da herança deixada pela colonização portuguesa para nossa sociedade. A discussão começa na estrutura da sociedade da época que era baseada na unidade territorial, cultural e religiosa. Alem de uma sociedade formada por uma população analfabeta e escravocrata. Uma economia monocultora e latifundiária, regida por um estado absolutista.
“Os portugueses tinham construído um enorme país dotado de unidade territorial, cultural e religiosa. Mas tinha também, deixado uma população analfabeta, uma sociedade escravocrata, uma economia monocultora e latifundiária, um estado absolutista.” (Carvalho: 2008: p, 18).
O autor aponta o efeito da