dureza da agua
2013/2014
A.L.2.6 – A dureza de uma água e problemas de lavagem
Docente:
Elsa Feio
Discente:
Ines Alvim, nº15
Mariana Laureano, nº21
Ricardo Damásio, nº26
Manique, 24 de abril de 2014
I. Índice
II. Objetivo
O objetivo desta atividade experimental é associar a dureza total da água à presença predominante de iões cálcio e magnésio. Classificar uma água dura, branda ou macia.
III. Introdução
A água, tal como se encontra nos sistemas naturais, tem sempre diversos compostos dissolvidos ou em suspensão, que determinam a sua maior ou menor qualidade.
Devido ao seu grande poder dissolvente, a água ao atravessar ou estando em contacto com diversos tipos de solo, dissolve alguns dos seus constituintes, sobretudo, sais.
Água potável: águas minerais e de abastecimento publico
Uma água potável é um liquido incolor, inodoro e de gosto agradável. É apropriada para beber e para usos domésticos sem perigo para a saúde pública. A acidez ou alcalinidade das águas, de importância fundamental para establecer a corrosividade da água, mede-se através do pH.
A água quimicamente pura é neutra, ou seja, os iões H+ e HO- existem em igual quantidade e não ha mais nenhuma espécie quimica presente além destes 3.
A água pura a 25º tem pH = 7
A água destinada ao consumo humano deve passar por um processo de potabilização para garantir a ausencia de particulas sólidas em suspensão de metais pesados (tóxicos), matéria orgânica dissolvida, compostos tóxicos, microorganismos e outros e não deve ter odores e sabores desagradáveis.
Indicadores de qualidade:
VMR – valor máximo recomendável – valor que deve ser respeitado ou não excedido, sob o risco de afetar a saúde. tabela VMA- valor máximo admissivel – valor que não deve ser ultrapassado , sob o risco de poder haver contaminação. tabela VP- valor paramétrico- valor-limite para uma propriedade, uma substância ou