Duplicatas descontadas
Esta conta apresenta o valor que a empresa descontou de duplicatas a receber junto a um banco. Este procedimento de desconto de duplicata se assemelha muito a um empréstimo, só que a empresa deixa como garantia junto ao banco uma duplicata.
Caso o cliente falte com o pagamento no banco a responsabilidade é da empresa, por isto que a conta “duplicata descontada” tem uma conotação de ser uma possível obrigação para a empresa. Aparece como retificadora da conta duplicatas a receber, mas não diminui o seu saldo, ou seja, não afeta o saldo da conta duplicatas a receber.
Duplicata a receber – 200.000
Duplicata descontada – (150.000)
A conta duplicata descontada tem natureza credora e representa a origem de um recurso que entrou na conta banco.
A operação de desconto de duplicata deve ser registrada quando o fato ocorrer, respeitando a oportunidade, entretanto a despesa com a taxa cobrada pelo banco será reconhecida como despesa efetiva no momento em que for transcorrendo o tempo relativo ao juro, até o vencimento do título, respeitando a competência.
É importante entender que a taxa cobrada pelo banco, no momento do desconto do recebível é uma despesa antecipada e esta deverá ser apropriada de acordo com o período de vencimento do título, conforme exemplo a seguir:
A empresa possui 100 mil de duplicata a receber, com vencimento para 30 dias; desconta o título junto ao banco com uma taxa de 5 mil.
a) no momento do desconto
D – Banco – 90.000 (BP)
D – Despesa antecipada – despesas financeiras a transcorrer – 5.000 (BP)
C – Duplicatas descontadas – 100.000 (BP)
b) na baixa da duplicata a receber
Quando o banco informar para a empresa que o cliente quitou a duplicata descontada, esta deverá dar baixa no seu Balanço Patrimonial da seguinte forma:
D – Duplicada descontada – 100.000(BP)
C – Duplicata a receber – 100.000 (BP)
Como vimos neste