Duncan Prob 01
1. Introdução
2. Comércio Exterior/ Internacional - Multidisciplinaridade; - Principais áreas técnicas de conhecimento necessários: Administração de empresas; Economia (micro e macro), Direito.
Habilidades pessoais essenciais: Idiomas e visão global do negócio.
3. Metodologia de abordagens: Método indutivo e dedutivo.
4. O que é e quando ocorre o comércio exterior? As fontes jurídicas são várias: - Lex mercatorias (leis de mercado) - Direito Nacional - Direito Internacional - Acordos tratados/ convenções e órgãos multilaterais internacionais.
A definição de quando um ato de venda ou compra torna-se internacional deriva-se de 2 fontes específicas: - Convenção Uniforme de Haia de 1964. Objetivo: Segundo qual, ocorrendo uma das seguintes torna a venda/ compra internacional. (4 pontos) -Convenção de Viena 1980. Objetivo: Diferenças com Haia. (4 pontos)
Independente de Haia e Viena, sempre ocorrendo os seguintes pontos é internacional. (4 pontos)
Comércio Exterior (entre um ou outro país)
Refere-se ao conjunto de normas/regras, processos/ procedimentos, operações e/ou atividades que viabilizam o intercâmbio de bens/ serviços e capitais de um país para os demais países, amparadas nas opções deste país.
Comércio Internacional (entre muitos países)
Refere-se ao conjunto de normas/regras, processos/ procedimentos, operações e/ou atividades que viabilizam o intercâmbio de bens/ serviços e capitais de diversos países, baseado no acordo/ tratado convenções e órgãos em que participam.
Benefícios do Comércio Internacional para: Empresas (5 pontos); Governo (3 pontos) e População (3 pontos).
5. Em qual ambiente ocorre o comércio internacional hoje? Da globalização, internacionalização e integração regional/ sub regional (formação de blocos econômicos internacionais).
Globalização: Integração