Dry Wall
Construções rápidas, econômicas e eficientes são alguns dos desafios da construção civil. Como uma solução alternativa, a chamada obra seca apresenta vantagens quanto a rapidez manutenção e desperdício durante a execução da obra. Comparando aos métodos construtivos tradicionais, quase sempre levam vantagem em relação a rapidez de instalação. Um dos sistemas de melhor custo x produtividade para as paredes internas(Somente para paredes internas) é o Drywall, um dos sistemas da construção a seco.
O sistema drywall é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edificações de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso acartonado aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado.
Esta tecnologia já é utilizada na Europa e nos Estados Unidos há muitos anos e no Brasil este sistema vem ganhando espaço nos últimos anos em função da instalação no país de quatro grandes fabricantes europeus do sistema: Gypsum,Lafarge, Placo e Knauf.
Drywall significa ‘parede seca’. Consiste num sistema de vedação composto por uma estrutura metálica de aço galvanizado com uma ou mais chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados. Trata-se de um método construtivo que não necessita de argamassa para sua execução, reduzindo a quantidade de entulhos gerados pelos métodos que envolvem a alvenaria convencional.
Comparando com a alvenaria convencional onde um pedreiro levaria em média quatro dias para construir uma parede de 40 m², com Drywall não se gastaria mais de 8 horas.
Trata-se de uma sistema onde todas as fases do projeto devem ser previstas e planejadas.
HISTÓRICO NO MUNDO: TAYANA
A tecnologia da construção Drywall foi inventada nos Estados Unidos, em 1898 e o seu uso é muito difundido em todo o mundo principalmente na União Europeia e Japão, pela facilidade de construção e no Japão devido à necessidade de construção mais rápidas e reconstrução de cidades em função da grande