TAREFA 1
Curso: Pós-Graduação na área de Língua Portuguesa
Turma/Local: Língua Portuguesa
Disciplina: Literatura Brasileira
Professor/Tutor: Fabrício Augusto Gomes
Nome completo: Rita de Cássia Mathias Lopes Nogueira
Atividade: 1.1 – MEMORIAL 1
Questão 01
A carta de Pero Vaz de Caminha, em sua introdução, denota a forte hierarquização e posição subalterna do autor em relação ao rei de Portugal:
Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer.
Tome Vossa Alteza, porém, minha ignorância por boa vontade, e creia bem por certo que, para aformosear nem afear, não porei aqui mais do que aquilo que vi e me pareceu.
O propósito da missiva não atende a interesses próprios, mas o de levar ao conhecimento de D. Manuel I um arcabouço das condições da nova terra descoberta, inclusive quanto aos seus nativos. Enaltece-a, em sua grandiosidade, beleza e segurança (Baía de Todos- os- Santos), ao tempo em que traz à baila, a experiência dos primeiros contatos entre os portugueses e os aborígenes: Entraram todas as naus dentro; e ancoraram em cinco ou seis braças - ancoragem dentro tão grande, tão formosa e tão segura, que podem abrigar-se nela mais de duzentos navios e naus. E tanto que as naus quedaram ancoradas... (...) E daqui mandou o Capitão a Nicolau Coelho e Bartolomeu Dias que fossem em terra e levassem aqueles dois homens e os deixassem ir com seu arco e setas, e isto depois que fez dar a cada um sua camisa nova, sua carapuça vermelha e um rosário de contas brancas de osso, que eles levaram nos braços, seus cascavéis e suas campainhas.
Há, nas entrelinhas, o encorajamento da exploração daquele povo, tão dócil e inocente como uma tábua rasa, na qual seria