Drucker e a noção de “Sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável é um conceito que vem se afirmando, desde a última década do século XX, e aponta para a construção de um novo modelo econômico e de organização da sociedade, que se fundamenta em três pilares: o social, o econômico e o ambiental; ou em outros termos, nas pessoas, no lucro e no planeta.
Mudança de milênio, mudança de século, mudanças tecnológicas, mudanças de subjetividades, isto é, nos encontramos em um momento de construção de um novo paradigma, que modula novas formas de pensar e agir. Os pensadores, antes de se contraporem, aprofundam conceitos e teorias que se complementam:
Peter Drucker, considerado uma das maiores expressões da gestão contemporânea, trouxe uma contribuição decisiva para a afirmação do novo paradigma da sustentabilidade, em um mundo em formação, que denomina como sociedade pós-capitalista. As reflexões de Drucker giram em torno da noção de “sociedade do conhecimento” e se desdobram na dimensão social do tripé da sustentabilidade (ambiental, econômica e social): as pessoas. Diante da tendência contemporânea de “terceirização”, Drucker, ainda que a considere inevitável, se preocupa em relação à necessidade de manter vínculos permanentes entre RH e estes trabalhadores do conhecimento temporários, principais responsáveis pela produção de valores e lucro. No entanto, o grande desafio da sociedade pós-capitalista, nos anos vindouros, é assegurar a dignidade dos “trabalhadores em serviços”, isto é, a grande maioria das pessoas que carecem da educação formal e tecnológica.
BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA
DRUCKER, Peter. Eles não são empregados, são pessoas in http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0764/noticias/eles-nao-sao-empregados-sao-pessoas-m0052113 . Acessado em 08/09/2013. Acessado em 09/09/2013.
______________. A passagem para a sociedade do conhecimento in