financias
3.7
AULA 7 – Fatores que devem direcionar as empresas para a temática: Responsabilidade Socioambiental
O Instituto Ethos (2011), considera que a “responsabilidade socioambiental corporativa”, é a forma de gestão que se define pela relação ética, transparente solidária com todos os públicos que se relacionam, e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, ou setor de atuação, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando as diversidades e promovendo a redução das desigualdades sociais. “Para o alcance da gestão ambiental sustentável, necessita de políticas públicas baseada nas tendências e responsabilidades em função do mercado”.
Dentre as opções para a construção de uma proposta comum do que seja, de fato, responsabilidade socioambiental, resulta em fatores envolvidos nessa nova forma das empresas conduzirem seus negócios. Existem registros que remetem as primeiras preocupações com as questões sociais, ao final do século XVIII e a partir da segunda metade do século XX, um movimento de âmbito mundial provocou uma inflexão progressiva no pensamento do meio empresarial ao exigir a ampliação do foco meramente econômico para uma visão sistêmica integrada às dimensões social e ambiental. (STAUB, 2008).
Baseado em Staub (2008) citando diversos autores, esse período exigiu das empresas uma postura permanentemente evolutiva: do início do século, quando o mercado era caracterizado por uma demanda de expansão e pouco competitivo, até o seu término, quando a integração dos mercados e as quedas das barreiras comerciais levaram as empresas a enfrentar os inúmeros desafios de uma competição em escala planetária. O movimento que esboçou um entendimento da noção de responsabilidade socioambiental empresarial foi complexo, afetado por diversos fatores. Representa a dimensão múltipla da questão e pode ser analisada de diversos ângulos,