Drogas
Os estudos sobre esta substância ainda são escassos e muito do que tem sido divulgado é de base absolutamente empírica, notadamente por usuários. A mídia, não a brasileira, divulgou recentemente a morte de um jovem de 17 anos em Sydney que supostamente consumiu um NBOMe. Em alguns países as substâncias têm sido vendidas pela internet com preços bastante baixos como U$ 1,50 por unidade. Em países como o Brasil vários usuários com maior conhecimento tem identificado a presença maciça do NBOMe vendidos como LSD, particularmente na forma de blotters.
A síntese do 25C-NBOMe foi inicialmente reportada na literatura científica por Ettrup e outros. A substância deriva de N-benzil-oxi-metílicos de fenetilamina. O NBOMe não tem propriamente uma história de uso humano, o que leva a alguns riscos ainda desconhecidos. Apenas em 2010 ele tornou-se avaliável ao mercado por vendas online – e em 2011 começou a aparecer cada vez mais nas ruas e festas com o nome, substituto do LSD. No entanto, os usuários têm identificado diferenças essenciais entre estas duas substâncias.
Doses de 750-1.000 ug (0,75-1 mg) de 25I ou 25C, pode causar uma forte experiência psicodélica com efeitos vagamente comparáveis aos do LSD. Muitas pessoas relatam desfrutar os efeitos, com alguns até mesmo dizendo que eles preferem 25I(NBOMe) do que o LSD. A maioria das descrições indicam que os NBOMes provocar introspecção menos complexo do que LSD, mas produz fortes efeitos visuais e sensoriais, com a frase " colírio para os olhos " ocasionalmente sendo usado. Como a maioria das drogas psicodélicas, algumas pessoas descrevem náuseas como efeito inicial .
Os NBOMes parecem estar superando o LSD, um dos efeitos mais preocupantes relatados é a