Biologia
1. Sabe-se que algumas espécies de plantas e de animais são introduzidas acidentalmente em locais fora de sua distribuição original, no entanto, outras são movidas propositalmente. Com base nisso, explique um modo pelo qual primatas podem ser introduzidos fora de sua área de ocorrência natural e se tornarem espécies exóticas.
As espécies comumente denominadas de exóticas invasoras podem transformar a estrutura e a composição da fauna de um ecossistema por repressão ou exclusão de espécies nativas diretamente e pela alteração na forma com que nutrientes circulam através do sistema. As espécies introduzidas pela ação antrópica podem se tornar pragas em potencial, quando sobrevivem, e que esta é a segunda principal causa de perda da biodiversidade, apenas sendo superada pela supressão de ambientes. Há relatos antigos sobre a ação nociva com as introduções de primatas, que podem competir por recursos com outras espécies nativas como as aves, inclusive com os seus ovos predados.
2. Cite e explique um possível impacto da introdução do sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) em populações do nativo sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) em áreas de Mata Atlântica.
A hibridação, segundo Detogne e Bergallo, se traduz num fator de extrema preocupação com elevado impacto, pois a espécie endêmica da Mata Atlântica, Callithrix aurita, está sob ameaça de extinção.
Estudando as interações entre calitriquídeos exóticos e nativos no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, localizaram um grupo que apresentava características de coloração e pelagem intermediárias, sugestivas de animais híbridos: coloração geral cinzenta, com estrias negras transversais pelo dorso até a cauda e tufos auriculares curtos, de cor branca ou bege. Isso praticamente muda a constituição genética de primatas nativos daquela área, através da introdução de espécies de micos do nordeste do país, promovendo a produção de animais híbridos.
3.